16 de ago. de 2008

COMO CHEGAR A DEUS? (parte 1)


“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33)

Todos os caminhos levam a Deus?



A igreja católica diz:

  1. A Igreja católica é a salvação prometida pelo Salvador; é a porta do céu;
  2. A Igreja católica é o Reino de Deus, reino triunfante no céu; reino padecente no purgatório, reino militante na terra;
  3. A Igreja católica é a arca fora da qual ninguém se salva, sendo todos - como no dilúvio - arrastados pelas ondas em furor;
  4. A Igreja católica é a ponte que liga a terra ao céu, e onde os homens devem passar para, da terra, subirem ao céu;
  5. A Igreja católica é o farol luminoso, que Deus colocou à beira da estrada humana, para indicar aos homens a verdade e a virtude;
  6. A Igreja católica é a árvore frondosa, em cujos ramos as aves do céu, que são os santos, fazem seus ninhos;
  7. A Igreja católica é uma instituição que mantém a unidade através do Papa;
Segundo o conceito humano, pluralista, todos os caminhos levam a Deus, porque se você for sincero em tudo o que fizer, viver uma vida de boas obras, cumprir com suas obrigações diárias sem fazer mal a ninguém, então, certamente, você está no caminho certo.

Para outra parcela da humanidade, moderna, humanista, Deus não existe! Não existem caminhos que levam a Deus, simplesmente porque isso é uma fantasia criada pela mente de alguém que tem grandes carências emocionais ou então porque existem pessoas com forte poder de persuasão, que se valem da mente fraca de grande parte das pessoas.


Agora, se olharmos para o mundo a nossa volta, com todos os problemas que o mundo enfrenta, com as necessidades cada vez maiores de sobrevivência do ser humano, correndo atrás de dinheiro para sobreviver; enfrentando doenças cada vez mais difíceis de serem curadas; o ser humano cada vez menos sociável e incluso em si mesmo e em seus próprios interesses, onde o que realmente tem valor é o sucesso profissional e financeiro, eu pergunto: Será que o homem moderno está em busca de Deus? Será que as religiões, estão sendo capazes de suprir as carências e necessidades do homem moderno?

  • Vale a pena, em meio a tudo isso, gastarmos o tempo, com coisas invisíveis, subjetivas, enquanto que as nossas necessidades físicas, familiares e de sobrevivência, são cada vez mais urgentes e difíceis de suprir?
  • Será que o humanismo moderno, o materialismo, está certo afinal? E nós fazemos parte dessa grande parcela de mentes fracas, conduzidas, levadas por espertalhões como bonecos de fantoche?
  • Será que realmente estamos em busca de Deus? e que o caminho que estamos trilhando, é o caminho certo?
Façamos uma lista das necessidades do homem moderno. Liste tudo que o homem necessita para sobreviver neste mundo!......

Nenhum comentário: