5 de abr. de 2010

A Crucificação - Uma Perspectiva Médica

Forte a descrição que o Dr. David Acuna fala sobre a Crucificação de Jesus de uma perspectiva médica. Ao mesmo tempo, que belo testemunho de um raumatologista, acostumado a todo tipo de coisas, se emocionar ao concluir o sofrimento de Cristo, naquela horrenda cruz, em meu e seu lugar.

Para quem tem interesse em se aprofundar, recomendo o livro, "A Paixão de Cristo, segundo o Cirurgião" de Pierre Barbet (Edições Loyola), que analisa profundamente o sofrimento de nosso Salvador, por meio de pesquisa aprofundada. Infelizmente este livro está esgotado, eu mesmo consegui um exemplar, em um Sebo em SP, anos atrás. Mas vale a pena uma procura.



_______________________________________________
VoltemosAoEvangelho 1 de abril de 2010http://voltemosaoevangelho.blogspot.com/

2 comentários:

Marcos David Muhlpointner disse...

Qual é o sentimento que devemos ter sobre a crucificação? Horror? Ódio da cruz? Dó de Jesus pelos sofrimentos ocorridos?

Será que uma análise médica não muda o foco do “ por que” Jesus morreu e coloca no “como” Jesus morreu? O que é realmente importante o “como” ou o o “por que”?

Até mais, Marcos.

SOLA GRATIA disse...

Penso, siceramente, que o nosso sentimento deve ser de horror. Horror pelo que ela representa, a Santa justiça de Deus, pela qual, todo pecador passa condenado à uma eternidade afastado de Deus.

Por outro lado, ela representou (veja o tempo do verbo) o meio pelo qual, todo àquele que, eleito por Deus, recebe a salvação em Cristo Jesus, morto em substituição destes.

Falar sobre a forma, a maneira, de uma perspectiva médica, penso que não desvia o foco. Mas realça em nossas mentes, pelo que fomos lebertos de passar. Daí o horror, também.

Recentemente foi feita uma alteração em um hino clássico, cantado pelas igrejas históricas, que fala sobre a Cruz de Cristo.

Lamentei muito a mudança feita em uma dessas denominações, onde diz: "Sim eu sempre amarei essa cruz", quando era: "Sim eu amo a mensagem da cruz."

Dá pra perceber o ponto?