25 de dez. de 2009

O PAPEL DA IGREJA NO MUNDO

Fundo-1Quero dividir a mensagem desta noite em duas partes.
Na primeira, quero falar da Igreja neste mundo. Na segunda parte, quero falar do nosso papel como membros dessa igreja.
Para esta primeira parte, gostaria de ler com os irmãos o texto que está em Mateus 16:13-20.

ESBOÇO:

Pedro acabara de apresentar seu testemunho sobre o fato de que Jesus Cristo é Deus. Essa era sua concepção sobre o seu Senhor. Agora, o Senhor de Pedro apresenta Sua concepção sobre Pedro.

O nome original de Pedro era Simão. Nosso Senhor lhe adicionou o apelido de Cefas, que no aramaico significa “uma pedra” (João 1:42), como uma descrição do caráter de Simão nos dias quando o Espírito Santo viesse.

Mateus, entretanto, escrevendo em grego, usou o termo grego que significa “pedrinha”, e é esse vocábulo grego que obtivemos nossa palavra portuguesa “Pedro”.

Feito isso, nosso Senhor passa então a considerar o conceito de Pedro sobre Ele mesmo (Jesus), usando-a como base de uma nova declaração. Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”
Jesus então afirma com base nesta forte declaração de Pedro, que sua deidade é a Pedra sobre a qual edificaria Sua Igreja. Neste caso, a palavra “pedra” é a tradução de um vocábulo diferente daquele usado para “Pedro”. Refere-se a uma rocha maciça tal como a rocha de Gibraltar, extremo sul da Espanha, junto ao Mediterrâneo.

Com base nessa declaração de nosso Senhor Jesus, podemos afirmar que em razão de o fundamento da Igreja ser a deidade de Cristo, segue-se que a Igreja é INDESTRUTÍVEL.
Nosso Senhor declarou que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja. Mas o que isso significa?

“Prevalecer” – (grego) = dominar, ser forte em detrimento de outrem.
“Inferno” – (grego, “ver” + letra grega, “Alfa”, a qual, sendo utilizada junto com qualquer outra palavra, lhe dá o sentido oposto ao do que ela tem.), Portanto = Não ver, Invisível. Ou seja, o mundo invisível chamado Hades, como também, o reino de satanás e seus demônios do ar.

“Portas” – Como o mundo invisível não tem fronteiras, então aqui não se trata de portas literais. Em seu sentido oriental, refere-se a um “Concílio” ou “Corpo Governante”, que nos tempos antigos costumava reunir-se nas portas das cidades muradas. Portanto, a palavra “porta”, nessa passagem de Mateus, se refere a um concílio. Os concílios do mundo invisível, ou seja, os concílios de satanás e seus demônios, não prevalecerão contra a Igreja, pois a Igreja está alicerçada sobre uma Rocha que é o nosso próprio Deus e Salvador, Jesus Cristo.

ALELUIA.

Agora, a segunda parte:

Peço que abram suas Bíblias em Atos 13:26

Do início do século 20 até agora, o mundo explodiu em todas as áreas, na sua expansão e desenvolvimento. O mundo evoluiu, seja na área social, tecnológica, na medicina, etc., nunca se viu tanto desenvolvimento, tanto crescimento populacional, tanto investimento em descobertas, etc., e etc.

No entanto, na mesma velocidade que o mundo cresceu em todas essas áreas, cresceu a desgraça humana, a miséria, a fome, a morte prematura dos jovens, as novas doenças, as epidemias, as drogas, as guerras, a opressão, e muito mais.

Olhe à sua volta: O nosso Brasil nunca experimentou tanto desemprego, tanta miséria, tanta violência em toda a sua história, como agora. Olhe para o mundo em geral, e procure qualquer lugar onde essas coisas não ocorram, e eu lhe direi para desistir, por você não vai achar.

Não podemos evitar lembrar o que o nosso Senhor Jesus disse a mais ou menos 2000 anos atrás: “E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” – Mt 24:12.
Ali, o Senhor está descrevendo o que seria o mundo em uma época futura. Ora, se o Senhor deu essa advertência, havia ali, um motivo, uma razão muito boa para Ele fazer isso. Ele não estava, simplesmente, sendo negativo, ou mesmo, sendo um derrotista. Mas ele sabia exatamente por que motivo Ele estava falando aquilo.

Agora, aqui estamos nós. Acomodados nestas confortáveis cadeiras. Muitos em família, e todos conhecidos. Estamos vivendo uma época, em que estamos vendo exatamente tudo àquilo que o Senhor Jesus falou que iria ocorrer.

Então, eu pergunto: Qual deve ser o nosso posicionamento diante desse quadro de injustiça social e de desesperança por que está passando o nosso pequeno mundo?
  • Será que continuaremos apáticos a tudo isso?
  • Nos meteremos na política, achando que assim, poderemos mudar esse quadro?
  • Vamos aderir ao modo de viver mundano e diabólico que impera nesse mundo?
Você sabe qual é o tratamento para uma pessoa que está sofrendo de câncer? É um analgésico? NÃO.
O tratamento consiste em cirurgia e radiação e quimioterapia. Então, não adianta achar que a solução para o mundo, para os homens, está em afagar-lhe os cabelos e dizer que as coisas vão melhorar.
Não, o tratamento para combater a iniqüidade que está levando as pessoas a deixarem de amar, é a pregação do Evangelho que muda a pessoa. Só isso pode mudar o ser humano, e nada mais. Todo o resto é perfumaria.

E para a solução desse mal que acomete todo esse mundo, o Senhor Deus, decretou que EU e VOCÊ, fossemos os agentes transformadores. As fontes por onde jorram as águas que dão vida. E também como diz lá em Oséias 11:4, “Cordas humanas e laços de Amor”.
“A nós nos foi enviada a palavra desta salvação” (At 13:26).
  1. O QUE É A PALAVRA DESTA SALVAÇÃO?

    1. É o testemunho de que Jesus é o Salvador prometido (vs. 23).
    2. É a Palavra que confronta o pecador e seu pecado. Não afaga, não estimula, não concorda com o pecado, mas denuncia.
    3. A Palavra que promete perdão a todos quantos demonstram arrependimento de pecado, e fé no Senhor Jesus (vss. 38,39).
    4. Em uma palavra, é a proclamação da Salvação perfeita mediante o Salvador ressuscitado (vss. 32,33).
     

  2. DE QUE MANEIRA O EVANGELHO NOS É ENVIADO?

    1. Na grande comissão, a qual ordena que Ele seja pregado a toda criatura.
    2. Na providência, que nos trouxe aqui, este dia, para que ouvíssemos a Palavra de Deus.


Um remédio que serve para a minha e a sua doença, e de toda humanidade, evidentemente se destina a mim, a você e a todos os homens.
Seria lamentável, se tivéssemos de selecionar, mesmo que fosse uma só pessoa, e dizer-lhe: “Esta Palavra não foi enviada a você!”
  1. EM QUE POSIÇÃO A PALAVRA NOS COLOCA?

    1. Na posição de favor singular. Profetas e reis morreram sem ouvir o que vocês ouvem (Mt 13:16)
    2. De grande dívida para com os mártires e homens de Deus, em épocas passadas e em nossos dias; pois viveram e morreram, a fim de trazer a nós o Evangelho.
    3. De grande esperança; pois confiamos em que aceitarão e viverão.
    4. De grande responsabilidade; pois, se a negligenciarem, como escaparão? (Hb 2:3)


Disse Jesus: “pregai o Evangelho a toda criatura”. Posso imaginar Pedro perguntando: “Que é isso, Senhor! Devemos oferecer a Salvação aos homens que Te crucificaram?”. E imagino a resposta de Jesus: “Sim, Pedro, quero que pregues o Evangelho a todos, a partir de Jerusalém. Proclamando a Salvação aos homens que me crucificaram”.

“Pedro, Eu quero que encontres aquele homem que pôs a coroa de espinhos na minha cabeça; dize-lhe que, se ele aceitar a Salvação como um dom, Eu lhe darei uma coroa de glória, e nela não haverá um espinho sequer.”

“Também, procura aquele soldado que enfiou a lança em meu lado, em meu próprio coração, e dize-lhe que há um caminho mais próximo de meu coração do que aquele. Meu coração está cheio de amor por sua alma. Proclama a Salvação para ele”. (D. L. Moody)

A quem o Deus de Salvação enviou a “Palavra de Salvação?”

Ele a enviou a todos os pecadores que a ouvirem. É uma palavra que se ajusta aos problemas dos pecadores; portanto, é enviada a eles.

Se for inquirido: com que propósito é enviada aos pecadores? A resposta só pode ser: “É enviada como uma Palavra de perdão ao pecador condenado. Por isso todo pecador condenado pode apossar-se dela, dizendo: Esta Palavra foi enviada a mim. Foi enviada como uma Palavra de paz ao pecador rebelde.”

Foi enviada como uma Palavra de vida para os mortos. É uma Palavra de liberdade para os cativos; de cura para os enfermos; de purificação para os impuros. Uma Palavra de orientação para os desnorteados; de refrigério para os cansados.

Foi enviada como Palavra de conforto aos desconsolados; e como uma Palavra de atração e fortalecimento à alma destituída de forças.“Cristo veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

Ao final, basta juntar as duas partes. Somos membros de uma Igreja que não tem o que temer, e somos chamados por um Senhor, Todo poderoso, para cumprir os Seus propósitos, que são eternos, santos, puros e perfeitos. Também, não temos o que temer, pois este Senhor da Igreja, está à nossa dianteira.

E, se olharmos o texto de Mateus 16, veremos que, ao contrário do que estamos acostumados a ouvir, sobre uma igreja sofrendo todo tipo de investida do inferno e resistindo, a verdade é que é o inferno que não resistirá às investidas da Igreja, sempre que Ela sair ao mundo, em cumprimento ao mandato do Senhor, pregando o Evangelho de arrependimento de pecados e salvação em Cristo Jesus.

Portanto, corajosos e valentes, saiamos de nossa zona de conforto, e cumpramos com nossa comissão.

______________________
Sermão pregado em 28/01/2009

4 comentários:

Anônimo disse...

Sergio luiz,

Antes quero agradecer pelas visitas no SOLA FIDE BLOG que em muito fico feliz.

Depois dizer que o seu blog é de excelente conteúdo. Continue nos abençoando!

Um forte abraço,

Marcos Sampaio

SOLA GRATIA disse...

Prezado Marcos Sampaio,

Agradeço pelas palavras e incentivo. Digo que o prazer é todo meu em visitá-lo no Sola Fide.

A Fidelidade do Senhor é o que nos mantém seguros e unidos em Seu amor.

Um forte abraço.

Pastor Hoberton e Prª Micheli disse...

Muito bom o conteúdo do Blog, Gostei muito, um pastor com muita experiência e sabedoria, pra mim que sou um Pastor Bebê foi muito proveitoso, Deus abençoe e que Deus te use cada vez mais!!!!!

Abraço

SOLA GRATIA disse...

Prezados Hoberton e Micheli, Graça e Paz.

Agradeço imensamente por ter acessado meu blog. Fico muito feliz por saber que o texto foi proveitoso.

Que o Senhor, nosso Deus, abençoe gandemente o irmão e sua bela família, em Cristo Jesus nosso Amado salvador.

Um forte abraço.